domingo, 6 de dezembro de 2015

descongestionante1-539x230

O uso abusivo de descongestionantes nasais: porquê eles viciam?

Basta a temperatura cair ou mudar para muita gente sacar de bolsos e gavetas os frascos de descongestionantes nasais. Seja nas noites mais frias ou no verão com a umidade do ar baixa, a incidência de gripes, resfriados e alergias respiratórias aumenta. Um prato cheio para apelar para tais medicamentos. No entanto, o hábito de pingar continuamente o remédio no nariz, além de viciar, mascara um enorme perigo para a saúde do coração.
O uso dos descongestionantes traz alívio da congestão de forma imediata, por isso, o indivíduo acha que está fazendo “um grande negócio” utilizá-lo. Porém é apenas um paliativo. O correto é buscar um tratamento médico para descobrir e tratar a causa do entupimento das narinas, que pode ser uma sinusite, desvio de sépto ou pólipo nasal, entre outras.
Na mucosa nasal, o uso abusivo provoca uma reação inflamatória, fazendo com que seja preciso quantidades cada vez maiores do remédio para se obter bem-estar.
Como funcionam os descongestionantes? Porquê viciam?
  1. A mucosa do nariz é suprida por uma extensa rede de vasos sanguíneos, responsáveis pelo aquecimento, umidificação e filtragem do ar. Quando o nariz entope, esses vasos dilatam dificultando a respiração;
  2. Em caso de gripes e resfriados, os vasos incham na tentativa de matar os vírus causadores do problema; nos quadros alérgicos, a dilatação é uma reação inflamatória à poeira e ao pólen;
  3. O descongestionante nasal atua como um vasoconstritor ou seja, desincha os vasos reduzindo seu calibre para facilitar a respiração;
  4. O uso contínuo do medicamento faz com que a mucosa nasal absorva a substância vasoconstritora (fenilefrina, difenidramina, cloreto de oximetazolina, nafazolina ou cloridrato de nafazolina) levando-a até a corrente sanguínea. A substância simula o efeito da adrenalina do corpo, aumentando os riscos de taquicardia e pressão alta.
Principais efeitos colaterais:
Arritmia, perda olfativa, trombose, pressão intraocular, insônia, aumento da pressão arterial, rinite medicamentosa, obstrução da mucosa nasal.
O papel do soro fisiológico
O mais recomendado e saudável é o indivíduo lavar as narinas diariamente, 2x ao dia, com soro fisiológico ou solução de água com sal e bicarbonato para aliviar a congestão sem remédios. Para quem já se viciou nos descongestionantes, o tratamento é feito com medicamentos orais e injetáveis que visam à recuperação da mucosa do nariz.
Fonte: http://tudodedrogaria.com.br/o-uso-abusivo-de-descongestionantes-nasais-porque-eles-viciam/

 Roacutan® como dispensar?

O medicamento Roacutan® é indicado para pacientes portadores de acne grave (grau II e III) além da rosácea. É utilizado também como medicamento na quimioterapia de certos tipos de câncer como o Neuroblastoma. Trata-se quimicamente do ácido 13-cis-retinóico, isômero sintético da tretinoína. Seu isômero, a tretinoina, é encontrada em formas de uso tópico, porém não necessita de receituário médico para compra e uso.
É encontrado no Brasil na forma genérica, a Isotretinoína, nas dosagens de 10 e 20mg. Sua dosagem é estabelecida conforme o peso do paciente (doses usuais são de 0,5 a 1 mg/kg). Desta forma, a dosagem pode variar conforme ganho/perca de peso do paciente e seu tempo de tratamento varia de 6-8 meses ou conforme indicação médica.
Aqui apresento o formato do receituário:
preview_html_4104804
Este receituário é específico para a dispensação do medicamento Roacutan® (Isotretinoina). Mas com ele, acompanha os termos de consentimento informado:
049-49453
Existem 2 termos que o prescritor deve entregar ao paciente junto com o receituário, mas ele acompanha segundo o tipo de paciente (homem ou mulher):
  • Termo de risco e consentimento informado: este deverá ser entregue ao paciente, seja ele homem ou mulher. Nele, o paciente encontrará a descrição de todos os efeitos colaterais e riscos que o uso do Roacutan® pode apresentar;
  • O 2º termo é destinado apenas às mulheres (que estão em idade fértil). Nele, a paciente fica ciente dos riscos de gravidez durante o uso do medicamento, é orientada a usar método contraceptivo de forma correta e se responsabiliza por engravidar durante o tratamento, já que o medicamento é teratogênico (leva a má formação fetal). Antes de iniciar o tratamento, o médico deve solicitar um teste de gravidez para se confirmar que a paciente não está em gestação.
Este termo contém 3 vias: uma do médico (onde o mesmo deverá encaminhar ao laboratório fabricante para se isentar de problemas relacionados ao paciente como: efeitos colaterais, gravidez, má formação fetal, etc), uma do paciente e uma da drogaria, via esta que deverá ser arquivada junto da notificação. Caso o médico esqueça de encaminhar esta notificação, NÃO DISPENSE !
ATENÇÃO!!! Não dispensem o medicamento sem a assinatura do paciente nos termos; sem ela, a responsabilidade passa a ser sua, farmacêutico!
Segue as orientações sobre sua dispensação:
  • Tempo de tratamento para cada receita: 30 dias;
  • Cor da notificação: branca
  • Validade da receita (a partir da data de prescrição): 7 dias (para mulher) e 30 dias para homem. Por que só 7 dias para a mulher? Porque o correto seria o médico sempre solicitar exame que confirme uma não gravidez para prescrever. A mulher entra em período fértil mensalmente e para cada mês de prescrição, os mesmos termos deverão ser assinados pela paciente;
  • Só pode ser dispensada dentro da unidade federativa em que foi prescrita;
  • Pode ser feita receita de emergência? Pode! Mas convém ao farmacêutico avaliar que, se o paciente ficar sem o medicamento por alguns dias, não terá prejuízo no tratamento.
Quando falamos de acne severa, o medicamento Roacutan® sem dúvidas é o mais efetivo apesar de trazer tantos efeitos colaterais (risco X benefício) porém vemos muitos médicos prescrevendo este fármaco para acne de grau I que pode ser tratada com outros medicamentos eficazes e que não trazem riscos à saúde do paciente (ex: peróxido benzoila, tetraciclina, ácido salicílico (via tópica), etc.
Após o término do tratamento, é indicado à paciente que a mesma aguarde até 6 meses para considerar uma possível gravidez.
Fonte: http://tudodedrogaria.com.br