terça-feira, 18 de dezembro de 2012

MEDICAMENTOS FRANCIONÁVEIS ESTÃO EM 14 MIL FARMACIAS.

Modelo diminui a automedicação e reduz custos 

Os medicamentos fracionáveis, que podem ser vendidos em doses estabelecidas por prescrição médica, já estão presentes nas prateleiras de mais de 14 mil pontos de vendas no País. Com portfólio de 36 apresentações comercializadas e outras aguardando por registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os fracionáveis são produzidos pela Prati-Donaduzzi . 

Por definição, fracionáveis são aqueles que podem ser vendidos em doses estabelecidas pela prescrição médica, com a finalidade depromover o seu uso racional. Já o fracionamento é a subdivisão da embalagemprimária de um medicamento em partes individualizadas. 
Entre as vantagens dos fracionáveis estão: evitar o descarte de medicamentos na natureza; permitir a rastreabilidade; facilitar sua identificação e sugerir menor risco de intoxicação. Isso acontece porque, quando um paciente compra determinado medicamento, seguindo orientação médica, nem sempre o número de unidades prescritas pelo médico é igual ao da embalagem convencional.  
A Prati-Donaduzzi promove a adequação de farmácias de todo o País com a estrutura obrigatória para a venda de medicamentos fracionáveis. A área específica para a prática do fracionamento, exigida pela Anvisa, é cedida pela empresa. A indústria também fornece a régua de gôndola, para facilitar a identificação dos medicamentos na prateleira, e as embalagens, que contém todas as informações exigidas pela Agência.  

Fonte: Snif Brasil - SP / Foto: Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário